AJUDE A MELHORAR ESTE VOCABULÁRIO

MANDE A SUA SUGESTÃO

hrubiales@yahoo.com.br

terça-feira, 14 de julho de 2009

FITOTERAPIA - GLOSSÁRIO -Palavras iniciadas com a letra S


SAIS MINERAIS: Produto para repor sais minerais: .
SANGUE impuro.
SANGUE, má circulação do:
SANGUE: sangue limpo e boa circulação é garantia para uma boa saúde. Veja: "Coração, Depurativo, Hemorragia, Pressão Alta, Pressão Baixa, Circulação do Sangue"..
SÂNSCRITO: idioma indiano.
SAPINHO: espécie de aftas que dá na boca das crianças, em forma de vesículas semelhantes ao leite coalhado. Falta às crianças vitaminas A - B - C
SAPONINA: glicosídeo de triterpenos ou esteróides com a propriedade de formar espuma abundante em água; são substâncias presentes na composição de algumas plantas medicinais.
SARAMPO: pintas vermelhas na pele;
SARDA: pequenas manchas castanhas que surgem na pele de pessoas claras devido ao acúmulo excessivo de melanina;
SARRO: resíduo de nicotina;
SEBO: mistura de lipídeos excretados pelas glândulas sebáceas que contém ácidos graxos livres, triglicerídeos e colesterol.
SEBORRÉIA: secreção excessiva das glândulas sebáceas.
SECREÇÃO BRÔNQUICA, aumentar: .
SECREÇÃO DE GLÂNDULAS DIGESTIVAS E BILIARES, aumentar:
SECREÇÃO GÁSTRICA, estimulante da:
SEDATIVO: que acalma, tranqüiliza. Quando exerce função calmante sobre o sistema nervoso.
SEGMENTAÇÃO: clivagem, cada uma das primeiras divisões que ocorrem no ovo; primeiras fases do desenvolvimento embrionário.
SEIOS, bico rachado:
SEIOS, com nevralgias
SEIOS, com nódulos ou tumores:
SEIVA: líquido de composição complexa que circula pelos vasos condutores da planta.
SENILIDADE: debilidade física e mental associada a velhice
SÉPALA: cada uma das peças florais (folhas transformadas) que compõem o cálice da flor das angiospermas.
SEPTICEMIA: estado mórbido do sangue; limão. Buscar o médico.
SÉSSIL: diretamente inserido, sem pedículo ou base de sustentação.
SIALAGOGO: ptialagogo; que provoca ou excita a salivação.
SÍFILIS: doença infecto-contagiosa produzida por um micróbio chamado Treponema pallidum; doença sexualmente transmissível
SIMBIOSE: literalmente significa viver juntos, coexistir; costuma ser empregado para se referir a relações de benefícios recíprocos (mutualismo) entre seres vivos.
SÍNCOPE: perda temporária de conciência devida a má perfusão sanguínea cerebral, alteração na composição do sangue que enriga o encéfalo, ou a alterações no padrão de atividades do sistema nervoso central, devidas a estímulos que chegam a esse sistema.
SÍNDROME DE CÓLON IRRITADO:
SÍNDROME DE DOWN: aberração cromossômica causada por trissomia no par cromossômico 21 (47, XX, +21). Principais características: hipotonia muscular e hiperflexibilidade das articulações. Língua protusa e dificuldades psicomotoras. Fendas palpebrais oblíquas, orelhas pequenas e displásticas, pescoço curto, anomalia cardíaca, mãos curtas com o 5º dedo curvo e prega palmar horizontal única (prega simiesca). Esta síndrome atinge os dois sexos e está presente na proporção de 1/650.
SÍNDROME DE EDWARDS: aberração cromossômica causada por trissomia no par cromossômico 18 (44,XX, +18). Principais características: hipertrofia muscular, deficiência psicomotora grave. Orelhas displásticas com baixa implantação. Micrognatia, osso externo curto, mãos fechadas com tendência a sobreposição do 2º dedo sobre o 3º e do 5º sobre o 4º dedo. Pilosidade exacerbada. Esta síndrome atinge os dois sexos e está presente na proporção de 1/4000. Difícil sobrevivência.
SÍNDROME DE KLINEFELTER: aberração cromossômica causada por trissomia no par cromossômico sexual (47,XXY). Principais características: estatura alta com membros alongados. Infertilidade e pouco desenvolvimento dos testículos e do pênis. Ginecomastia e caracteres sexuais secundários pouco desenvolvidos. Esta síndrome gera apenas indivíduos do sexo masculino e está presente na proporção de 1/600.
SÍNDROME DE PATAU: aberração cromossômica causada por trissomia no par cromossômico 13. (47, XX, +13). Principais características: anomalia cerebral grave e severa deficiência mental. Fissura labial ou palatina. Anomalia genital e cardíaca. Polidactilia. Esta síndrome atinge os dois sexos e está presente na proporção de 1/6000. Difícil sobrevida adulta.
SÍNDROME DE TURNER: aberração cromossômica causada por monossomia no par cromossômico sexual. (XO - 45, XO). Principais características são: má formação do aparelho reprodutor. Baixa estatura, pescoço curto, alado, com mamilos muito afastados e pouco desenvolvidos. Anomalia cardíaca, rim em ferradura e anomalia do cotovelo. Esta síndrome gera apenas indivíduos do sexo feminino e está presente na proporção de 1/3500.
SÍNDROME DO CRI DU CHAT: aberração cromossômica causada por deleção de um segmento do braço curto de um dos cromossomos do par 5. Principais características: microcefalia, retardo mental e um choro característico que se assemelha ao miado de um gato (daí o nome da síndrome). Esta síndrome atinge ambos os sexos e está presente 1/75000.
SÍNDROME POSTROMBÓTICA: insuficiência venosa crônica resultante de trombose venosa profunda do membro inferior;
SINERGIA: associação.
SINOVITE: inflamação da membrana sinovial que cobre a cavidade da articulação; descanso na cama. Fomentações quentes 3 vezes ao dia.
SINUSITE: infecções dos seios nasais ou cavidades cranianas que se comunicam com o nariz; infecção aguda ou crônica de qualquer das cavidades cranianas;
SISTEMA CIRCULATÓRIO ativar:
SISTEMA IMUNOLÓGICO. Produto para ativar o Sistema Imunológico:
SISTEMA LINFÁTICO, estimular:
SISTEMA NERVOSO: Produtos para o Sistema Nervoso:.
SOLITÁRIA: tênia; verme intestinal
SOMÁTICO: o que forma o corpo. Em genética cromossomos somáticos são os que determinam a formação do organismo, independente da característica sexual.
SONÍFERO: que tem a propriedade de fazer dormir:
SONO: Pode definir-se sono como "um período de repouso para o corpo e a mente, durante o qual a volição e a consciência estão em inatividade parcial ou completa
SONOLÊNCIA: A sonolência é uma função biológica, definida como uma probabilidade aumentada para dormir.
SONOLENCIA EXCESSIVA: a sonolência excessiva (SE), ou hipersonia, refere-se a uma propensão aumentada ao sono com uma compulsão subjetiva para dormir, tirar cochilos involuntários
e ataques de sono, quando o sono é inapropriado.
SPRAY: jato de um líquido que se espalha como névoa sobre a pele.
SUAVIZADOR: que torna suave.
SÚBER: cortiça; tecido vegetal de proteção, presente ao redor de caules e raízes de plantas que cresceram em espessura. As células dos súber são mortas, em decorrência da impregnação de suberina em suas paredes.
SUBMETACÊNTRICO: cromossomo em que o centrômero está levemente deslocado do centro.
SUBSTRATO: a base de fixação de um organismo. Substância que sofre a ação de uma enzima.
SUCO: tritura-se o material, com água fervida, depois se espreme, coando para separar o suco.
SUDORÍFERO: sudorifíco; diaforético; suadouro; estimula a transpiração; provoca sudorese; substância que faz suar, propiciando um decréscimo na temperatura corporal; que provoca sudorese; quando provocam a transpiração;
SUPLEMENTO ALIMENTAR. Produto suplemento alimentar:
SUPURATIVO: estimula a eliminação de pus.
SURDEZ: é a diminuição da audição (surdez) produz uma redução na percepção de sons e dificulta a compreensão das palavras. A dificuldade aumenta com o grau de surdez, que pode ser leve, moderada, severa e profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário