AJUDE A MELHORAR ESTE VOCABULÁRIO

MANDE A SUA SUGESTÃO

hrubiales@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FITOTERAPIA - GLOSSÁRIO - Palavras iniciadas com a letra L


LABIRINTITE: inflamação do labirinto do ouvido interno, que provoca instabilidade do equilíbrio do corpo;
LACTAÇÃO: formação, secreção e excreção do leite
LANCEOLADO: na forma de lança.
LANOLINA: cera formada por mistura complexa de ésteres e poliésteres (usada como excipiente para cremes, xampus, pomadas etc.); gordura obtida da lã do carneiro.
LAQUÊ: produto para vaporizar o cabelo para fixar o penteado.
LARINGITE: inflamação da mucosa da laringe;
LAXANTE SUAVE: laxativo leve; que provoca a evacuação, mas de forma suave; o mesmo que laxativa porém com efeito leve;
LAXANTE: laxativo; provoca a evacuação;
LENITIVO: calmante; que acalma e seda as dores e irritações da pele.
LENTICELA: são aberturas (rachaduras) no ritidoma (casca) dos vegetais. Estas aberturas possibilitam a troca gasosa na região.
LEPRA: atualmente designada hanseníase ou mal de Hansen, é uma doença infecciosa causada pelo baciloMycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos.
LETARGO: sono pesado de que o indivíduo acorda dificilmente;
LEUCEMIA: doença progressiva do homem e de outros animais de sangue quente, que se caracteriza pela proliferação descontrolada, isto é, cancerosa, de células precursoras (blastos) dos glóbulos brancos normais na medula óssea e no sangue; leucose; doença que muitos chamam de câncer no sangue; É constatado um aumento exagerado de glóbulos brancos;
LEUCÓCITO: glóbulo branco; a célula branca do sangue; há diversos tipos de leucócitos, entre os quais podem ser citados os neutrófilos e os linfócitos; sua função é a defesa do organismo (fagocitose e produção de anticorpos). LEUCOCITOSE: aumento da taxa sangüínea de leucócitos;
LEUCOPLASTO: plastídio incolor presente nas células dos tecidos internos não expostos à luz, como nos tubérculos, raízes etc., e que pode, sob condições específicas, converter-se em cromoplasto, amiloplasto ou eleoplasto; leucoplasta, leucoplastídio.
LEUCORRÉIA: corrimento branco da vagina ou do útero, resultante de infecções por bactérias, fungos ou protozoários, conhecido vulgarmente pelo nome de flôres-brancas;
LEVEDURA: designação geral de determinados tipos de fungos.
LIBIDO, falta de:
LIENTERIA: diarréia em que as substâncias ingeridas são eliminadas sem ser digeridas;
LINFA: líquido orgânico transparente originado do sangue, composto de proteínas e lipídios, que circula nos vasos linfáticos e transporta glóbulos brancos, especialmente linfócitos T.
LINFANGITE: inflamação dos vasos linfáticos; limão.
LINFATISMO: estado que se caracteriza pela palidez da pele, falta de resistência dos músculos e aumento do volume dos órgãos linfáticos; estado constitucional mal definido, no qual o sistema linfático ganglionar é anormalmente desenvolvido sob a influência de uma diátese ou de uma infecção crônica, em geral tuberculose;.
LINFÓCITO: leucócito mononuclear, formado principalmente no tecido linfóide, de núcleo geralmente redondo ou ligeiramente denteado.
LIPOLÍTICA: dissolve as moléclas de gordura.
LÍQUEN: divisão do reino vegetal que reúne organismos formados pela associação simbiótica entre um fungo, frequentemente ascomiceto, e uma alga verde ou azul, de talo predominantemente constituído pelo fungo, com as células algais dispostas em uma camada interna ou dispersas no tecido fúngico (vivem geralmente sobre o solo, rochas e cascas de árvores e arbustos, em uma grande variedade de clima; certas spp. muito sensíveis à poluição atmosférica são usadas como um indicador de poluição e algumas spp. têm uso comercial, na extração de corantes e de antibióticos; a classe foi estabelecida antes dos liquens serem considerados fungos especializados, mas, como sua classificação ainda é incerta, é mantida dentro da botânica por conveniência); associação de algas e fungos em relação mutualística; sobrevivem onde nem o fungo nem a alga sobrevivem sozinhos.
LÍQUIDOS: Produto para diminuir a retenção de líquidos:
LISE: declínio gradual dos sintomas de uma moléstia, espécie. de doenças agudas; queda gradual de febre; afrouxamento, deslocamento, destruição de aderências de um órgão; desintegração ou dissolução de elementos orgânicos (tecidos, células, bactérias, microrganismos) por agentes físicos, químicos ou enzimático.
LISOSSOMO: organela presente no citoplasma de célula eucariontes, responsável pela digestão intracelular.
LITÍASE biliar: litíase biliar; presença de cálculos nas vias biliares; concreção formada na vesícula biliar ou nos ductos biliares;
LITÍASE renal: formação de areias ou cálculos nos rins; concreção nos rins;.
LOCUS: local ou posição dos gens no cromossômo.
LOMBRIGA: designação comum aos vermes nematódeos parasitas do intestino, ceco e apêndices, especialmente do homem; verme nematódeo (Ascaris lumbricoides) da família dos ascaridídeos, cosmopolita, que parasita o intestino do homem, porco e carneiro; possui cor amarelada clara com quatro estrias longitudinais, a fêmea mede de 20 cm a 40 cm de comprimento e o macho é muito menor;
LUBRIFICANTE: substância que umidifica e unta os tecidos.
LUMBAGO: dor forte e repentina na região lombar
LÚPUS ERITEMATOSO: doença do tecido conjuntivo, de origem desconhecida, ubiquitária, que apresenta sinais gerais (febre, emagrecimento, astenia) e manifestações cutâneas, cardiovasculares, renais, nervosas e articulares, dentre outras.
LÚPUS VULGAR: forma de tuberculose cutânea.
LÚPUS: lupo; afecção cutânea tubecular de tendência invasora e destrutiva chamada outrora dartro avermelhado; lesão cutânea, destrutiva, semelhante a mordida de lobo.
LUXAÇÃO: deslocamento de peças ósseas, modificando as relações naturais de uma articulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário