AJUDE A MELHORAR ESTE VOCABULÁRIO

MANDE A SUA SUGESTÃO

hrubiales@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FITOTERAPIA - GLOSSÁRIO - Palavras iniciadas com a letra M


MÁ CIRCULAÇÃO:
MÁ DIGESTÃO:
MACERAÇÃO: o material é esmagado ou triturado e deixado em água fria (ou outro líquido especificado, normalmente alcólico, tipo vinho, cachaça, álcool de cereais, etc.), de 6 a 12 horas, se for tenro, se for duro pode durar mais tempo.
MACULA ADHERENS: estrutura presente na membrana plasmática e que mantém unidas células epiteliais; desmossoma.
MAL DE POTY: doença das vértebras. Manifesta-se principalmente nas crianças e adolescentes. Não é mais que uma cárie, osteíte difusa, rarefaciente e necrosante, a maior parte das vezes de origem tuberculosa, de uma ou mais vértebras;
MALÁRIA: febre palustre, maleita-brava; paludismo, impaludismo; maleita; doença aguda ou crônica causada pela presença de parasitos apicomplexos do gênero Plasmodium nos glóbulos vermelhos do sangue; é transmitida de pessoa infectada a pessoa não infectada pela mordida de mosquitos do gênero Anopheles e caracteriza-se por acessos periódicos de calafrios e febre que coincidem com a destruição maciça de hemácias e com a descarga de substâncias tóxicas na corrente sangüínea ao fim de cada ciclo reprodutivo do parasito;
MAL-DE-BRIGHT: parietaria,
MAL-DE-PEDRA: cálculos na bexiga;
MALEITA: Ver MALÁRIA, acima.
MANCHAS da pele: Ver pele.
MASSA MAGRA: Produto para preservar a massa muscular magra, em atividades intensas.
MASTALGIA: mastodinia; dor nevrálgica da mama;
MASTIGÓFOROS: flagelados; classe de protozoários cujos representantes se locomovem por meio de flagelos.
MATÉRIA ORGÂNICA: resíduos vegetais em decomposição.
MAU HÁLITO: halitose; fazer bochechos,
MEIOSE: processo de divisão celular pelo qual uma célula diplóide origina célula haplóides; é um processo que reduz o número cromossômico (divisão reducional).
MELANCOLIA: estado mórbido caracterizado pelo abatimento mental e físico que pode ser manifestação de vários problemas psiquiátricos, tendendo hoje a ser considerado mais como uma das fases da psicose maníaco-depressiva; estado afetivo caracterizado por profunda tristeza e desencanto geral; depressão;
MELANÓCITO: células de melanina.
MEMBRANA NUCLEAR: camada fina de tecido que recobre uma superfície, forra uma cavidade, divide um espaço ou órgão ou une estruturas adjacentes; meio poroso através do qual fluem substâncias que podem ser separadas ou concentradas por osmose, diálise, filtração etc.; carioteca.
MEMBRANA PLASMÁTICA: plasmalema; fina película lipoprotéica que delimita todos os tipos de células vivas.
MEMBROS: cada um dos quatro apêndices do corpo de alguns animais e do homem, providos de articulação e movimento e ligados ao tronco em pares simétricos, cujas funções principais são as de locomoção e, especialmente nos primatas, de preensão; pernas e braços.
MEMBROS, edemas (inchaço) das pernas ou pés:
MEMBROS, torpor ou adormecimento: ver a causa: ativar os membros. Veja circulação e estimulantes.
MEMÓRIA MELHORA DA:
MENOPAUSA: interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devida à cessação da secreção hormonal dos ovários; período de cessação definitiva das regras (menstruação);
MENORRAGIA: perda uterina excessiva de sangue, ocorrendo em intervalos regulares e sendo o período de perda mais duradouro que habital na mesnstruação. Excesso de fluxo menstrual;
MENOSTASE: qualquer supressão da menstruação;
MENSTRUAÇÃO abundante:
MENSTRUAÇÃO difícil: dismenorréia;
MENSTRUAÇÃO, ausente ou suprimida: amenorréia;
MENSTRUAÇÃO dolorosa:
MENSTRUAÇÃO, irregular ou atrasada:
MERCÚRIO envenenamento por:
MERISTEMA: tecido vegetal indiferenciado, do qual se originam novas células para a formação de outros tecidos.
MESOSSOMA: dobra ou invaginação da membrana citoplasmática em certas bactérias originando uma região onde se concentram as enzimas respiratórias.
METABOLISMO DE GORDURAS, distúrbios do:
METABOLISMO: conjunto de todos os processos bioquímicos implicados na manutenção da vida de um ser.
METACÊNTRICO: cromossômo metacêntrico; aquele que está dividido ao meio pelo seu centrômero.
METÁFASE: fase da divisão celular que se caracteriza pelo pareamento dos cromossômos na linha equatorial da célula.
METRITE: inflamação do útero
METRORRAGIA: hemorragia do útero; o mesmo que uterorragia
MIALGIA: miodimia;dor nos músculos;
MICÉLIO: conjunto de hífas que constituem os fungos com raízes de certas plantas.
MICOPLASMA: designação comum às bactérias diminutas do gênero Mycoplasma, Gram-negativas, imóveis, sem parede celular verdadeira e que não formam esporos.
MICOSE: qualquer doença na pele causada por fungos,
MICROGNATIA: tamanho anormalmente pequeno, ou desenvolvimento insuficiente dos maxilares, especificamente do maxilar inferior; micrognatismo; atrofia da mandíbula; má formação mandibular.
MICRÓTOMO: aparelho usado para se obter cortes finos de material biológico, com o objetivo de permitir a observação microscópica.
MICROTÚBULO: cada uma das estruturas tubulares protéicas envolvidas na ação de estruturas celulares contrácteis como os cílios e flagelos.
MICROVILOSIDADE: cada uma das dezenas de dobramentos microscópicos da membrana de certas células, o que aumenta sua capacidade de absorver substâncias.
MINERALIZANTE: substância rica em sais minerais importantes para a saúde humana.
MIOMA: tumor constituído de elemento(s) muscular(es)
MIOSINA: uma das proteínas que desliza sobre a actina para produzir a contração muscular.
MITOCÔNDRIA: organela citoplasmática das células eucariontes, responsável pela respiração celular; condrioma.
MITOSE: processo pelo qual uma célula eucarionte origina, em uma seqüência ordenada de etapas, duas células cromossômica e geneticamente idênticas.
MIXO: prefixo que significa "mucilagem" ou mistura.
MODERADOR DE APETITE:
MOLÉSTIAS DA PELE: cipó suma, cipó cabeludo. Ver pele.
MONOCOTILEDÔNEAS: do grego: kotyedon; cavidade em forma de taça; subclasse de angiospermas, caracterizadas por diversas propriedades, entre as quais está a presença de uma única folha de semente (cotilédone).
MONOSSACARÍDEO: carboidrato de fórmula geral cn(h2o)n, onde n varia de 3 a 7; a glicose, por exemplo, é um monossacarídeo.
MORDEDURA venenosa:
MOUSSE: substância de consistência leve que serve para dar volume e forma aos cabelos.
MUCILAGEM: substância gomosa encontrada nos vegetais. Polímeros de açúcares com propriedade de diminuir irritações locais da pele e mucosas, reco com uma camada protetora. Mucilaginosa que contém mucilagem.
MUCOSA GÁSTRICA:
MUCOSIDADE PULMONAR
MUCOSIDADE: líquido viscoso segregado pelas mucosas.
MULTICELULAR: pluricelular; diz-se do organismo que é formado por muitas células.
MÚSCULO, DOR NOS:.
MÚSCULO: produto para preservar os músculos (glicogênio - polissacarídeo (C6H10O5)nformado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares: Produto para definição e ganho muscular, resistência física, protetor muscular, dores musculares, aliviar a fadiga física e mental, recuperaração de lesões, crescimento e regeneração muscular, otimizador metabólico nos processos de geração de energia, performance atlética.
MUTUALISMO: simbiose; relação ecológica interespecífica em que há vantagens recíprocas para as espécies que se relacionam; difere da protocooperação por ser, ao contrário dela, uma associação permanente e indispensável à sobrevivência das partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário