AJUDE A MELHORAR ESTE VOCABULÁRIO

MANDE A SUA SUGESTÃO

hrubiales@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FITOTERAPIA - GLOSSÁRIO - Palavras iniciadas com a letra F


FADIGA CRÔNICA: A síndrome da fadiga crônica é caracterizada por uma fadiga prolongada e debilitante, com múltiplos sintomas inespecíficos e não obrigatórios como dor de cabeça, dor de garganta recorrente, gânglios na região cervical, sono interrompido, dores nos músculos e nas juntas e distúrbios de memória. O primeiro sinal é uma declarada fadiga que vem inesperadamente ou que evolui lentamente e de uma maneira implacável, com cansaço ou exaustão em alguém que não teria nenhuma razão aparente para se sentir dessa forma.
FADIGA MUSCULAR: A fadiga muscular (FM) é um fenômeno comum nas atividades
esportivas e diárias, resultando numa piora da performance motora.
Ela é considerada um dos fatores causadores de lesões músculo-
esqueléticas.
FADIGA: exaustão; .
FAGOCITOSE: processo pelo qual certas células englobam partículas relativamente grandes, com o auxílio de pseudópodes.
FAGOSSOMOS: bolsa membranosa que contém a partícula capturada pelo processo de fagocitose.
FANERÓGAMA: espermáfita; vegetal que forma semente. Dividem-se em angiospermas e gminospermas.
FARINGITE: inflamação da faringe;
FASE VEGETATIVA: fase de vida onde o ser não apresenta-se com propriedades de desenvolvimento ou de multiplicação. Seu metabolismo é muito baixo e sua interação com o ambiente é praticamente nula.
FEBRE ADINÂMICA: febre que provoca grande fraqueza muscular, sobretudo durante processos infecciosos prolongados; erva-de-cobra. erva-de-cobra.
FEBRE ITERMITENTE: a hipertermia é interrompida por períodos de temperatura normal, que pode ser de alguma medida no mesmo dia, ou um ou mais dias com temperatura normal; é característica da malária.
FEBRE PUERPERAL: doença infecciosa cujo agente mais comum é o estreptococo que pode existir nos órgãos genitais, mas que a maior parte das vezes é introduzido pela mão ou por instrumento durante a operação do parto. O micróbio pode atravessar a mucosa uterina, ganhar os anexos, o peritônio, e penetrar no sangue. A febre, procedida de calafrio, declara-se, ordinariamente, desde o terceiro ao quinto dia
FEBRE reumatismal. Ver reumatismo.
FEBRE tifóide: doença infantil, contagiosa, que apresenta brotoejas vermelhas na pele, que pode ser veiculado pela água, pelos alimentos, pela contaminação por meio das dejeções e vômitos, pelos portadores sãos de germes, etc.;
FEBRE: a febre se caracteriza pelo aumento do calor do corpo, pela aceleração do pulso e mal-estar em geral; de 36 e 37 graus de temperatura é normal. Como a febre pode ter várias causas, é prudente detectar a doença ou infecção causadoras
FEBRÍFUGO: antipirética; antitérmico;que reduz ou alivia a febre; que combate as febres (febres intermitentes, febres palustres, febre tifóide, gripe, malária, sarampo); Ver FEBRE (acima).
FERIDA: ulcerações na pele
FERMENTAÇÃO: Ver estômago.
FERVOR do sangue: urticária; eczema; erupção cutânea caracterizada pela presença de placas congestivas pouco salientes e freqüentemente pruriginosas;
FIBRA: estrutura alongada que se distribui em feixes para a formação dos tecidos. Produto para suplementação de Fibras:
FIBRINOGÊNIO: proteína presente no sangue, precursora da fibrina; participa da coagulação do sangue.
FIBROSITE:dor, rigidez e hipersensibilidade dolorosa originada pela hiperplasia inflamatória fibrosa das bainhas musculares das aponevrosas;
FÍGADO, afecções do:
FÍGADO: congestão, hepatite, icterícia, insuficiência, inflamação, cólicas;
FILÁRIA: designação comum aos animais asquelmintos, nematódeos, filaróideos, da família dos filarídeos. São geralmente muito longos e finos; vivíparos ou ovovivíparos. A evolução faz-se através de invertebrados (mosquitos, carrapatos, etc); parasitam o aparelho circulatório, o tecido conjuntivo, as cavidades serosas, etc., de vertebrados. No brasil ocorre a espécie Wuchereria bancrofti (Cobbold), cujos adultos vivem nos vasos finfáticos do homem, formando cistos e eventualmente a elefantíase.
FILETE: parte alongada do estame que sustenta a antera, no androceu, aparelho reprodutor masculino do vegetal.
FILOQUINONA: vitamina K; vitamina lipossolúvel que combate a hemorragia. Principais fontes: vegetais folhosos,
FISSURA ANAL: rotura alongada da mucosa anal;
FISSURA NA BOCA:
FÍSTULA ANAL:
FÍSTULA: úlceras em formas de canais estreitos profundos, mais ou menos sinuosos, conservados abertos pela contínua passagem de pus, fezes, urina, etc;
FITOCOSMÉTICA: cosmética que utiliza basicamente elementos vegetais na composição de seus produtos.
FITOPLÂNCTON: conjunto de seres fotossintetizantes que compõem o plâncton; são os principais produtores do bioma aquático.
FIXADOR: substância que quando adicionada a perfumes evita que o aroma volátil de outras essências se perca. Substância que é adicionada a perfumes e cosméticos para prolongar o aroma.
FLACIDEZ DE PELE:
FLÁCIDO: de consistência mole ou frouxa.
FLAGELO: estrutura filiforme presente na superfície celular, em geral mais longa que o cílio, cuja função é promover movimentos (para natação ou captura de alimento).
FLATULÊNCIA: excesso de gases no tubo digestivo. As causas são diversas, predominando as fermentações gastro-intestinais;
FLAVONÓIDE: classe de substância muito encontrada nos vegetais, e muitas vezes relacionadas com as flores, frutos, etc. Grupamento químico muito comum nas plantas medicinais; possuem estrutura fenólica e ações farmacológicas diversas relacionadas com a sua estrutura.
FLEBITE VARICOSA: inflamação de uma veia com formação de um trombo; inflamação de uma ou mais veias.
FLEBORRAGIA: ruptura das veias
FLEGMÕES: o mesmo que freimões. Ver inflamações.
FLOEMA: do grego: phloos, casca; tecido vascular que conduz carboidrato e outras moléculas orgânicas das folhas para as outras partes da planta; constituído de células crivadas (nas ginospermas) ou de tubos crivados e células-companheiras (nas angiospermas), de parênquima e de Fibras. Também denominado de vaso liberiano ou liber.
FLORA INTESTINAL : é um nome popular dado a microbiótica intestinal que consiste em um conjunto de bactérias que naturalmente habitam o intestino, ajudando na digestão de alimentos e controlando (por competição) o crescimento de microrganismos patogênicos (outras bactérias, fungos, protozoários etc.
FLUIDIFICANTE: que dilui algo, tornando fluído.
FLUIDOS: diz-se de qualquer líquido.
FOLICULITE: inflamação dos poros da pele.
FOME: é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.
FORTALECEDOR: torna forte, dá mais força. Ex.: fortalecedora dos cabelos (dá mais força aos cabelos, torna-os forte), fortelecedora do tecido gengival (torna forte, dá mais força ao tecido gengival).
FORTIFICANTE: que dá energia, força em anemia, convalescença, esgotamento, fraqueza geral, período de crescimento, raquitismo;
FOSFATÚRIA: alta percentagem de fosfatos em uma amostra de urina; perda de fosfatos através da urina;
FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA: formação de moléculas de atp com a energia proveniente de processos de oxidação.
FOTOFOSFORILAÇÃO ACÍCLICA: conjunto de reações químicas mediada pela luz que ativa certas substâncias para absorverem átomos de fósforo, retendo nestas ligações energia química.
FOTÓLISE: reação mediada pela luz que decompõe uma determinada molécula.
FOTOMUTAGÊNICA: que em contato com o sol causa mutagênese; processo que dá origem às mutações; Substância que ao sol causa mutagênese.
FOTOSSENSIBILIZANTE: substância que aumenta a sensibilidade à luz.
FOTOSSÍNTESE: processo em que substâncias inorgânicas originam substâncias orgânicas com utilização da energia luminosa.
FOTOTÓXICA: substância que em contato com o sol torna-se tóxica.
FRAGILIDADE CAPILAR: refere-se à fragilidade dos vasos sanguíneos.
FRAGRÂNCIA: aroma agradável.
FRAQUEZA geral; falta de vigor físico, de robustez; debilidade, fragilidade, fraqueira;
FRAQUEZA MUSCULAR: É um problema comum, mas, freqüentemente, tem significados diferentes para indivíduos diferentes. Para alguns, ela significa simplesmente cansaço ou esgotamento. No entanto, na fraqueza muscular verdadeira, um grande esforço não gera uma força normal. A fraqueza pode afetar todo o corpo ou ser limitada a um membro superior, a um membro inferior ou mesmo a uma mão ou um dedo. Embora a fraqueza possa ser decorrente de problemas musculares, tendinosos, ósseos ou articulares, ela é mais freqüentemente causada por problemas do sistema nervoso. Alguns casos de fraqueza sempre ocorrem após uma doença e, freqüentemente, ocorre em indivíduos idosos (sarcopenia).
FRAQUEZA: plantas que fortalecem:.
FRATERNO: gêmeos fraternos; Irmãos que embora tenham compartilhado do mesmo período de gestação, derivam de óvulos diferentes, fecundados por espermatozóides diferentes. Também chamados de bivitelinos. Estes irmão não apresentam a mesma herança gênica. Portanto podem ou não pertencerem ao mesmo sexo.
FRICÇÃO: ato de esfregar.
FRIEIRA: afecção da pele causada por diversos fatores localizada nos pés, normalmente entre os dedos; espécie de dermite ocasionada pelo frio. É acompanhada de ardor e prurido; ferida causada pelo frio ou por fungos, geralmente, entre os dedos dos pés e mãos.
FRIGIDEZ: ausência de desejo sexual, impossibilidade de obter prazer com o sexo.
FRUTO: do latim: fructus; é o ovário desenvolvido e amadurecido após a fecundação.
FUMIGANTE: desinfetante ou exterminador de pragas animais ou vegetais.
FUNGICIDA: que combate os fungos; que destroe os fungos;
FUNGO: organismo vegetal formado por filamentos.
FURÚNCULO: infecção da pele, circunscrita a um folículo pilossebáceo, causada por um estafilococo e que se apresenta sob a forma de um carnicão no centro da área inflamada;
FUSO ACROMÁTICO: filamentos de proteínas formadas durante a divisão celular e que se ligam ao cinetócoro dos cromossômos duplicados a fim de promover sua separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário