AJUDE A MELHORAR ESTE VOCABULÁRIO

MANDE A SUA SUGESTÃO

hrubiales@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de julho de 2009

FITOTERAPIA - GLOSSÁRIO - Palavras iniciadas com a letra G


GALACTAGOGA: estimula a produção de leite na nutrizes.
GALACTÚRIA: quiluria; galacturia; estado mórbido decorrente da presença de 1quilo ('líquido leitoso') na urina, o que a torna muito clara.
GÂNGLIOS: adenite; escrofulose; íngua; ingurgitamento:
GANGRENA: morte e putrefação dos tecidos de qualquer parte do organismo; aquilo que apodrece ou produz destruição.
GARGANTA afecção da:
GARGANTA dor de:, Ver inflamação da garganta.
GARGANTA inflamação e irritação
GAS INTESTINAL: flatulência. Ver flatulência.
GASTRALGIA HIPERCLORÍDRICA: dores estomacais por excesso de ácido clorídrico;
GÁSTRICO: relativo ao estômago.
GASTRITE: inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago; tomar um dos seguintes chás entre as refeições:
GASTROENTERITE: inflamação da mucosa do estômago e do intestino: carqueja.
GEL: sistema coloidal constituído de fase líquida e sólida que apresenta características semelhantes aos dos sólidos.
GENGIVAS inflamadas: gengivite.
GENGIVITE: inflamação das gengivas;
GENOMA: é o conjunto simples de cromossomos de uma célula; é o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada; no ser humano o genoma é constituído de 23 cromossomos diferentes; projeto genoma, denominação dada a tarefa de decodificação do DNA humano aceita por diversas nações associadas.
GENS: segmento de DNA que contém instruções capazes de codificar uma proteína.
GÉRMEN: micróbio.
GESTANTE: mulher no período de gestação (gravidez).
GIÁRDIA: designação comum aos seres protistas do gênero Giardia, do filo dos zoomastiginos, que parasita especialmente o intestino humano; seu corpo apresenta simetria bilateral e oito flagelos
GIMINOSPERMAS: classe da divisão tracheophyta, caracterizada por formar estruturas reprodutivas florais (estróbilos) e sementes nuas (não há fruto); ex.: pinheiros, ciprestes e cicas.
GINECEU: conjunto de carpelos (pistilos) que formam o aparelho reprodutor feminino em flores de gminospermas.
GINECOMASTIA: desenvolvimento anormal das glândulas mamárias em homens. Este desenvolvimento só deverá ser considerado anormal se prevalecer por longo tempo. É comum adolescentes apresentarem ginecomastia moderada, sem que isto aponte qualquer anomalia no seu desenvolvimento.
GLÂNDULA SEBÁCEA: célula ou agrupamento de células que se destinam à produção de substância de consistência gordurosa expelida para o exterior da pele.
GLAUCOMA: moléstia caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular, que provoca o endurecimento do globo e determina uma compressão do nervo óptico tendo como efeito a diminuição da acuidade visual;
GLICOCÁLIX: camada de polissacarídeos que reveste uma célula animal externamente.
GLICOGÊNIO: polissacarídio sintetizado a partir da reunião de glicose, e utilizado por animais vertebrados como reserva.
GLICÓLISE: etapa inicial do processo de quebra da glicose, com produção de energia na forma de moléculas de atp.
GLICOSÍDEOS: substâncias constituída de um resíduo de açúcar ligado a outra substância que contém açúcar (tais como flavonóide, cumarina, alcalóide, etc.).
GLICOSÚRIA: emissão de substâncias açucaradas, sobretudo de glicose, com a urina. A glicosúria pode ter origens muito diversas. É uma peculiar perturbação das trocas nutritivas, pela qual o organismo torna-se incapaz de assimilar e queimar o açucar que nele se introduz ou se forma;
GLOSSITE: inflamação, superficial ou profunda, da língua; .
GOLGI: organela presente em células eucarióticas; consiste de vesículas, túbulos e sacos achatados. Funciona na coleção e na aglomeração de substâncias fabricadas pela célula.
GOLPE: pancada; murro; impacto violento dado com uma parte do corpo ou com um instrumento contundente ou talhante sobre pessoa, animal ou objeto; Ver feridas.
GONORRÉIA: inflamação das membranas mucosas, especialmente da uretra e da vagina; blenorréia; corrimento muco-purulento;.
GORDURA, excesso de: . GORDURA:
GOTA: diátese caracterizada por perturbações viscerais e articulares, com depósitos de uratos:
GRAVIDEZ: estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, e que envolve o subseqüente desenvolvimento, no útero, do feto gerado, até a sua expulsão;
GRIPE: enfermidade infecciosa, virótica, contagiosa, e muitas vezes epidêmica, que se caracteriza por estado de abatimento geral e presença de sintomas variados, como febre, congestionamento das vias respiratórias, dores de cabeça e de garganta; resfriado;

Nenhum comentário:

Postar um comentário